Buscar

Configurando corretamente a cor cinza

A cor cinza é uma cor intermediária entre o preto e o branco. Esse meio tom requer um certo cuidado quando decidimos utilizá-lo em artes que serão impressas.

E se você quer aprender como configurar o cinza para não ter surpresas na hora da sua impressão, leia este post até o final.


Como configurar o cinza

A cor cinza pode ser obtida através de diversas combinações, envolvendo quantidades variadas do padrão CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) , ou somente pela adição da cor preta, como mostra a imagem a seguir.


Exemplo de cinza puro e cinza composto



Cinza Composto

Como o próprio nome já diz, o cinza composto é criado através da mistura dos quatro canais de cores da CMYK. Essa mistura pode ser feita de forma variada, de acordo com o tom de cinza que se deseja chegar.


Porém quando utilizamos um tom de cinza criado dessa forma, precisamos estar preparados para as variações que podem acontecer no momento da impressão. e o material ficar com um tom esverdeado, rosado ou amarelado, de acordo com o tom que mais variar no momento da impressão, como mostra a imagem a seguir.



Diferença de cinza do monitor para impressão


Dessa forma não indicamos a utilização do cinza composto para a impressão.


Cinza Puro

O cinza puro é obtido através da adição de preto, através do canal K da CMYK, variando de 1 a 99%. Como mostra o exemplo a seguir.



Configuração de cinza puro


Dessa forma a cor ficará mais de acordo com o esperado, evitando surpresas após a impressão, e de quebra você terá uma gama de variação da tonalidade muito maior. Sendo assim o cinza puro é o mais indicado para o seu material impresso.


Esperamos que goste dessa dica, e que ela te ajude quando for encaminhar um material para impressão.