Buscar

Sistema de Cores de Impressão CMYK e RGB


A diferença entre CMYK e RGB
Sistema de cores da impressão

Os principais sistemas de cores que utilizamos no nosso dia a dia e no trabalho de design gráfico são o RGB e o CMYK.


O RGB é o sistema utilizado em televisores, monitores, celulares etc. No design, é o sistema de cores utilizados para desenvolver sites e imagens para redes sociais.

RGB é sigla de Red, Green and Blue (Vermelho, Verde e Azul) e é formado por pontos de luz de monitores. A combinação dessas luzes forma todas as cores.


O sistema utilizado em impressões offset é o CMYK, sigla para Ciano, Magenta, Yellow e Black (não é a tradução literal, mas as cores são: azul, rosa, amarelo e preto). Estas são as quatro tintas básicas que, quando misturadas, formam todas as outras cores.

Por isso, na hora do orçamento, os materiais são classificados em:

4x4: 4 cores na frente e 4 cores no verso, ou seja, totalmente colorido

4x0: 4 cores (colorido) na frente e nenhuma cor, ou seja, sem impressão no verso

4x1: 4 cores (colorido) na frente e uma cor no verso

E seguindo a mesma lógica, 1x1, 1x0 etc.

Os equipamentos da Gráfica Almeida são de tecnologia de ponta e capazes de imprimir todas as 4 cores de uma vez, o que garante total precisão no encaixe de cores.

Esses equipamentos são capazes de imprimir 5 cores simultaneamente. Essa quinta cor pode ser um verniz, tinta dourada ou tinta prateada.


Ao criar um arquivo para impressão gráfica, é muito importante configura-lo para trabalhar nas cores CMYK pois a incompatibilidade entre os dois sistemas pode trazer sérias complicações na qualidade do produto final.